quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

Depois de você - Jojo Moyes

" Eu mal conseguia dizer o nome de Will. Ouvindo histórias sobre relações familiares, os casamentos de trinta anos, as casas, vidas e filhos compartilhados, eu me sentia uma fraude. Eu havia sido cuidadora de alguém durante seis meses. Eu o amei e o vi pôr fim à própria vida. Como é que essas pessoas desconhecidas poderiam entender o que Will e eu havíamos significado um para o outro durante esse tempo? Como eu poderia explicar que tínhamos nos entendido muito depressa, que compartilhávamos piadas simples, verdades bruscas e segredos sinceros? De que maneira eu poderia relatar que aqueles poucos meses haviam mudando a forma que eu me sentia em relação a tudo? Que ele modificara tão completamente meu mundo que nada mais fazia sentido sem ele?" 


*** Contém spoiler de Como eu era antes de você ***


Bem, depois de sofrer horrores com o livro Como eu era antes de você, quando descobrir que teria continuação fiquei com receio, acredito que tenha deixado bem claro na resenha do primeiro livro minha paixão por Will, e logo pensei: "Lou vai arrumar um namorado e logo parar de sofrer por Will, fim." Acredito que muitas pessoas também tiveram esse pensamento, e eu digo uma coisa: NÃO É BEM ASSIM!

Não sei explicar o que senti com esse livro, poderia dizer que é melhor que o primeiro? Sinceramente, não sei dizer, é tão bom quanto, o que é possível perceber pelo fato de eu não estar conseguindo dizer de qual eu gostei mais.
Nesse livro, apesar do sofrimento, encontramos uma Lou diferente. Acredito que no primeiro livro ela ficou muito presa no tempo, ela se divertiu com Will, ela viveu momentos lindos com ele, mas ela tinha medo, ela queria ele depois dos seis meses, então quando você lê "Depois de você" percebe que algo nela muda. E antes que perguntem: "Então é isso? O Will morre e ela fica feliz?" NÃO! NÃO É ISSO, GENTE!
Ela não está feliz! Ela vive com a dor de perder uma pessoa que amava e a culpa por não ter conseguido mudar a decisão dele, e como falei dessa parte de decisão tem uma trecho no livro com um ótimo questionamento da Lou sobre isso, você para e pensa: 
"CARAMBA! Isso realmente faz sentido!" Os sentimentos da Lou,  sempre envolvem o Will, gente ele não é "esquecido" nesse livro. 

"Ok, Will, pensei. Se essa foi sua ideia de me jogar em uma nova vida, com certeza acertou em cheio."

E voltando para o primeiro livro, nele Will deixa uma carta para Lou, com certeza você que está lendo a resenha já leu como eu era antes de você, já que eu deixei claro que iria ter spoiler, então sabe muito bem o que ele diz na carta e o que ele pede.  
Você pega o livro e logo no começo pensa: " O que a Louisa está fazendo da vida dela? Ela não lembra da carta? Por que ela não está vivendo? Por que ela voltou a viver em alguns pontos como era antes de Will, sem ambição?" O que também da para perceber é que ela tenta, logo nos primeiros meses, mas depois a ficha acaba caindo. O livro começa 18 meses depois da morte de Will, então logo no inicio ficamos sabendo o que aconteceu nesses meses, resumidamente, nas primeiras páginas, por pensamento. O que quero dizer é que o livro não volta, vemos um breve resumo nos pensamentos dela de tudo que aconteceu.


"Quando alguém que amamos é arrancado de nós , quase sempre é muito difícil fazer planos. Ás vezes as pessoas sentem que perderam a confiança no futuro..."


Todos os personagens do primeiro livro, estão nesse. Isso mesmo, todos. Até o Patrick, ex da Lou. Tem novos personagens, muitos personagens novos, o que se deve ao fato dela ter se mudado e estar frequentando um grupo de apoio. Dois personagens em especial ganham destaque nesse livro. 
O primeiro é Sam, um personagem maravilhoso, sim ele é ótimo, engraçado e lindo...  Vocês já devem imaginar o motivo de ter aparecido um personagem masculino, que eu não quero falar muito para não perder a graça do livro. O segundo personagem é uma pessoa do passado de Will que aparece, e muda tudo. 
E o que acontece entre essa pessoa e a Lou, o relacionamento dos dois personagens, é muito lindo. Apesar de em alguns momentos parecer um pouco imaturo(a),esse personagem é maravilhoso(a), cheio de vida, tudo o que Lou precisava. Jojo não poderia ter feito algo melhor, nas últimas páginas eu não queria mais ler, eu queria saber o final, mas não queria terminar a historia, pois me apeguei muito aos personagens e queria mais, queria ler para sempre essa história.
E mais uma vez, é difícil falar sobre esse livro sem spoiler, então devo terminar por aqui. A falta de quotes, não significa que não tenha, tem maravilhosos, meu livro está com milhares de post it, só que muitos vão revelar demais para vocês, então coloquei o mínimo possível e os que menos revelava. E outro detalhe: Jojo ainda fala sobre feminismo usando os pais de Lou.

"Minhas pernas pareciam curiosamente ocas quando subi na escada de incêndio, mas disse para mim mesma que era só um impressão, o eco de uma antiga ansiedade. Eu poderia superar, da mesma forma que poderia superar qualquer coisa. Escutei a voz de Will no meu ouvido. 
         Vamos Clark. Um passo de cada vez." 


EU ESTO APAIXONADA POR ESSE LIVRO E JÁ QUERO LER NOVAMENTE. ESTOU APAIXONADA PELO SAM. ESTOU APAIXONADA PELO PERSONAGEM "MISTERIOSO". MAIS APAIXONADA PELA LOUISA E WILL CONTINUA SENDO MEU AMOR, MINHA PAIXÃO, UM DOS MELHORES PERSONAGENS LITERÁRIOS! E AGORA ESSES LIVROS ESTÃO ENTRE OS MEUS FAVORITOS. E EU QUERIA DAR MIL PONTOS PARA ESSES DOIS, POIS JOJO CONSEGUIU DEIXAR A QUALIDADE, DEIXAR TUDO MARAVILHOSO COMO FOI NO PRIMEIRO, DEIXAR A MESMA ESSÊNCIA. EU AMEI ESSE LIVRO COMO AMEI O PRIMEIRO, EU SOFRI NESSE, EU CHOREI, EU QUIS O WILL VIVO, EU TORCI PARA A FELICIDADE DA LOU COM O SAM, EU TORCI PARA ELA SER FELIZ, EU ME SURPREENDI COM O SEU NOVO EMPREGO E COM AS PESSOAS QUE APARECERAM EM SUA VIDA. EU ME APAIXONEI NOVAMENTE! 

"Respondi na hora, Observei a cafeteria do hospital, os pacientes arrastando os pés e o límpido dia azul pela claraboia, e meus dedos começaram a digitar antes que eu me desse conta do que estava escrevendo. 
 Eu estou feliz."

Por: Jú






Nenhum comentário:

Postar um comentário